Árvore Godofredo

Esquitini---Masrroma---Árvore-Godofredo-

A Árvore Godofredo é uma das últimas lembranças do antigo reinado dos aclamados guerreiros e fundadores de Masrroma, Geraldo Godo e Miguel Fredo. Os relatos dos mais antigos contam que a primeira era de Masrroma era muito próspera e todos os cidadãos eram muito felizes! Geraldo e Miguel se amavam muito e por muito tempo conseguiram manter a ordem e a paz na cidade sem nenhuma interferência. Raramente havia brigas entre os dois guerreiros, mas por serem muito poderosos fizeram um acordo para nunca, em hipótese alguma, lutarem um contra o outro.

 

Diz a lenda que um dos jardineiros do Castelo de Masrroma (hoje chamado de prefeitura), era também um bruxo muito poderoso que tinha como principal poder mágico a distorção linguística. De acordo com as histórias, o jardineiro era muito curioso e sádico e queria presenciar uma batalha entre Geraldo e Miguel a todo custo para saber quem venceria. O jardineiro bruxo teve a ideia de usar seus temíveis poderes para transformar a expressão linguística mais usada pela população da época em algo que perturbou os dois reis até o fim de suas vidas.

 

"Geral sem migué" era uma expressão que significava "todos sem frescura" e era dita em todos os cantos de Masrroma praticamente em qualquer situação. Devido aos poderes de distorção linguística do bruxo, os reis passaram a ouvir "Geraldo sem Miguel" para cada vez que a expressão era dita. Os dois interpretaram a expressão como sinal de reprovação ao relacionamento que tinham e não souberam como lidar com a situação. Pouco tempo depois os dois discordavam e discutiam sobre tudo, pois não conseguiam reverter a suposta reprovação do povo. É dito que os planos do bruxo se concretizaram e Geraldo Godo e Miguel Fredo travaram uma longa batalha que durou três dias seguidos e morreram juntos sob as raízes de uma árvore enquanto o bruxo assistia deslumbrado. A árvore, hoje rara devido ao desmatamento, era muito comum na época e foi batizada de Godofredo em homenagem aos reis. 

As espadas de Geraldo e Miguel foram fincadas na árvore junto com o cajado do jardineiro bruxo e, pelo medo da magia obscura, ninguém nunca ousou removê-las. Também não sabe-se quem teve a ideia de colocar a árvore no topo do portão principal de Masrroma, mas ficou muito legal.

Lendas à parte, a árvore Godofredo é conhecida por gerar frutos luminosos no caule, que se assemelham a gotas d’agua. O gosto dos frutos é considerado horrendo pela maioria dos Estranhordinários e apenas os corvelhos se deliciam com eles.

Seta-esquerda.png

© 2020 Alexandre Otranto Esquitini.

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Spotify - Círculo Branco

ps: faço café