Feira Fiasco 2019

Atualizado: Jan 23

Como encerramento de 2019, foi organizado nos dias 20, 21 e 22 de dezembro pela Ilustra Soul em parceria com o bar Embrev, a feira para artistas independentes de Campinas, Fiasco! Além de ter um ambiente propício para se fazer arte, já que o bar é todo descolado e exuberante, os artistas que participaram eram muito diversos e comunicativos, produzindo desde esculturas em miniatura até arte digital.

Para celebrar o encerramento do meu "ciclo artistico" de 2019, resolvi levar uma peça inédita para a feira:

Alguns dias antes do evento ser anunciado,

um artista italiano chamado Maurizio Cattellan expôs uma obra na feira de arte contemporânea Art Basel de Miami. A tal obra era nada mais nada menos do que uma banana com fita crepe colada numa superfície branca e estava à venda por US$ 120 mil (E depois acham estranho quando associam venda de arte com lavagem de dinheiro). Durante a feira, um artista americano chamado David Datuna passou pela obra e a comeu. Em seu instagram, David Datuna disse: Performance minha. Adoro o trabalho de Maurizio Cattelan e realmente amei essa instalação. Estava uma delícia!

Juntando este ocorrido com o logotipo da feira, que é uma banana e adicionando fatores políticos como a tentativa de criminalização de qualquer tipo de arte popular, elitização extrema do que acham que é cultura, censura, agrotóxicos nos alimentos, violência e infinitos elementos em processo de implosão por causa do governo vigente, nasceu essa ilustração. Pra falar a verdade, não é preciso muita bagagem para compreende-la, basta estar vivendo no Brasil atualmente. Em resposta, só posso dizer aliviado que, graças a eventos como esse e graças a artistas como os que dão as caras todos os dias, seja presencialmente ou pela internet, nossa cultura não será diminuída nem censurada, pois apesar de tudo, a arte vive e é muito gostosa!

Alguns registros fotográficos da feira:

© 2020 Alexandre Otranto Esquitini.

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Behance - White Circle
  • Spotify - Círculo Branco

ps: faço café