TEDx Campinas - Open Mic 2018

Atualizado: 5 de Jul de 2019



TEDx Campinas - Open Mic (foto por Leandro Tortella)

Na última quarta-feira (12/12/2018), tive a oportunidade de participar do primeiro Open Mic do TEDx Campinas, lá na Weme. O objetivo do evento era fazer com que os apresentadores compartilhassem com as pessoas alguma ideia inspiradora com o tema "aqui tem gente" em apenas dois minutos. Bastante desafiador! No momento da inscrição no evento haviam duas opções, se inscrever como apresentador ou como espectador. Rapidamente me inscrevi como apresentador e confesso que não fazia a menor ideia do que eu iria apresentar. Acontece que estou num momento de transição na minha vida onde resolvi justamente abandonar meu estado mental de sempre ser o espectador em tudo e começar a me mover para tomar as rédeas e fazer minhas ideias acontecerem. Refletindo bastante sobre esse meu momento pessoal e juntando com o tema "aqui tem gente", pronto. Como uma epifania eu percebi que não importa o que eu falasse, a minha grande ideia de me desafiar já havia sido 50% bem sucedida no exato momento em que eu resolvi não clicar em ser novamente um espectador. Os outros 50% eu resolvi falar exatamente sobre essa transição:



Aqui tem gente!


--


Eu sou o pirata da areia, e eu navego por horas, sem um caminho traçado, por algo que valha a demora. Mas encontrar tantas terras maravilhosas me faz pensar, se vale a pena ancorar todas as minhas riquezas em um só lugar!

Esse é o trecho de uma música que eu comecei a escrever há 10 anos atrás e só terminei esse ano. Aliás, já tive várias ideias e já compus várias músicas. Não tinha gente lá.


Meu nome é Alexandre Esquitini, sou designer, ilustrador e músico nas horas vagas! Trabalho há vários anos fazendo concepts para produtos. Nesses anos tive várias ideias: Músicas, desenhos, histórias, livros, quadrinhos, até filmes para a netflix. Não tinha gente lá. No meu trabalho já tive a oportunidade de desenhar produtos para grandes marcas. Se você foi no Burger King nos últimos cinco anos, com certeza viu algum brinquedo que desenhei, alias, milhões de pessoas entraram em contato com meu trabalho, mas no fundo, eu não estava lá.


Ideias não morrem, apenas são esquecidas e basta uma faísca para voltarem a cabeça! Sempre que isso acontecia comigo ou eu não estava lá, ou não tinha gente lá. Às vezes ambos! Hoje é um dia diferente. Completamente diferente. O que mudou? Hoje eu estou aqui e tem gente aqui! Minha grande ideia foi aceitar o desafio de me desafiar e usar esses dois minutos para encarar a minha verdade e aceitar que eu ainda sou o pirata da areia em busca de terras maravilhosas, mas dessa vez eu sou o capitão e eu vou estar onde tem gente, como hoje. Que venha um 2019 repleto de realizações de ideias para mim e para todos nós, pois eu não planejo navegar sozinho! Meu nome é Alexandre Esquitini e sou designer, ilustrador, músico nas horas vagas e capitão do meu próprio navio, muito obrigado!


--



TEDx Campinas - Open Mic (foto por Leandro Tortella)

Optei por não falar exatamente sobre uma ideia concreta, mas sim sobre algo mais inspirador e motivacional. O mais interessante é que por eu ter sido um dos últimos a apresentar e ter ouvido tantas ideias inspiradoras, percebi que não há problema nenhum em ser espectador em certos momentos, pois faz parte do processo aprender e observar. O importante é saber a hora certa de sair em busca de suas terras maravilhosas, pois talvez tudo isso que eu venho esperando todos esses anos como espectador tenham formado a bagagem necessária e a preparação pra eu aprimorar meu navio e sair por ai.


Ao fim da minha apresentação, recebi uma pergunta muito interessante de uma espectadora (e também apresentadora) que, apesar de eu ter respondido no momento, vou deixar em aberto para uma reflexão:



"Aonde você pretende chegar com o seu navio?"



Caso tenha ficado interessado ou curioso sobre a música Pirata da areia, que foi citada no texto, clique aqui!


© 2020 Alexandre Otranto Esquitini. Todos os direitos reservados. Tecnologia Wix.com

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Spotify - Círculo Branco